Função Social da biblioteca escolar

A função social da biblioteca escolar está intimamente ligada à função social da leitura na vida de um individuo. Um individuo que possui a capacidade de leitura consegue desenvolver o pensamento criativo e crítico perante a sociedade.
A formação do leitor começa quando o indivíduo está na fase da sua infância, conforme indica Bárbara Carvalho (1989, p. 194): "E é na infância que se adquire o hábito de ler; é na criança que estão todas as potencialidades e disponibilidades para o prazer da leitura. E é evidente também que se torna necessário abrir para a criança as janelas desse mundo maravilhoso... mas é preciso saber fazê-lo."
A estrutura organizacional das famílias sofreu grandes alterações desde a idade média até a contemporaneidade. Durante a Idade Média a infância não era reconhecida e as crianças eram tratadas da mesma forma que os adultos, na sociedade atual o período da infância é reconhecido e tratado de maneira diferenciada.
As crianças são consideradas cidadãos em formação que possuem seus direitos e deveres, conforme expõe Barbara Carvalho (1989, p.18) “Hoje, sabe-se que a infância constitui uma fase especial de evolução e formação, com suas implicações específicas e suas complexidades, em nada comparável com o adulto.”.
Durante o período no qual a sociedade esteve influenciada pelos pensamentos burgueses, convencionou-se que a educação infantil era função das mães, e a educação básica era fornecida no ambiente domiciliar. As instituições escolares, que davam continuidade ao processo educacional iniciado em casa, já estavam sofrendo um processo de transformação, conforme indica Áries (apud Carvalho 1989 p. 76): "Nessa mesma época, no século XV ao XVI, o colégio modificou e ampliou seu recrutamento. Composto outrora de uma pequena minoria de clérigos letrados, ele se abriu a um número crescente de leigos, nobres e burgueses, mas também a famílias mais populares."
Com a inserção dos pensamentos e hábitos capitalistas e industrialização da sociedade, as mães que antes eram figuras domiciliares e deveriam possuir como principal função a educação dos filhos, passaram a participar do mercado de trabalho. Nesse momento as instituições de ensino passam a ocupar essa função de fornecer educação básica para crianças de zero a seis anos.
No Brasil, essa nova estrutura de sociedade repassou para o Estado a função de fornecer educação básica a todos os indivíduos durante a sua primeira infância, como indica a autora Maria Eugênia Albino Andrade: "A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica e sua expansão ocorreu nas últimas décadas devido a fatores tais como, intensificação da urbanização, participação da mulher no mercado de trabalho e mudanças na organização e estruturação das famílias. Assim, a partir da demanda por uma educação institucional para crianças de zero a seis anos, a Constituição Federal de 1988 incorporou a educação infantil como um dever do Estado e como um direito da criança, o que foi seguido pelo estatuto da Criança e do adolescente, que também destaca esse direito." (ANDRADE in Biblioteca escolar Campello pag 56)
A escola assumiu a função de preparar a criança para viver em sociedade, através do desenvolvimento e estímulo do hábito de leitura nas crianças. De acordo com Barbara Carvalho “A leitura é o meio mais eficiente de enriquecimento e desenvolvimento da personalidade: é um passaporte para a vida e para a sociedade”. A biblioteca escolar é o instrumento mais apropriado para apoiar o desenvolvimento das atividades de incentivo a leitura dentro do ambiente educacional.
A biblioteca escolar é parceira da escola e do professor. De acordo com o Manifesto para a Biblioteca Escolar da UNESCO/IFLA (International federation of Library Association), está comprovado que bibliotecários e professores, ao trabalharem em conjunto, influenciam o desempenho dos estudantes para o alcance de maior nível de literância na leitura e na escrita, aprendizagem, resolução de problemas, uso da informação e das tecnologias de comunicação e informação.
Portanto, investimentos, bibliotecas bem equipadas, com bom espaço e acervo, que atendam ao projeto pedagógico das escolas e administradas por profissionais bibliotecários, podem contribuir significativamente para suscitar o gosto pela leitura, atraindo mais leitores, oferecendo a possibilidade de se ornarem mais críticos e efetivos usuários de informação, em todos os formatos e meios. (Alves p. 105)
Referências
CARVALHO, Bárbara Vasconcelos de. A literatura infantil: visão histórica e crítica. 6. Ed. São Paulo: Global, 1989.
ANDRADE, Maria eugenia albino. A biblioteca faz diferença. In:______. CAMPELLO, Bernadete et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p. 13-15.
ALVES, Mirian Clavico. Biblioteca escolar e leitura na escola: caminhos para sua dinamização. In:______.SILVA, Ezequiel Theodoro (Org.). Leitura na Escola. São Paulo: Global, 2008. p. 99-106