PALAVRA DAS AUTORAS


A Importância da Leitura


A leitura tem importância fundamental na vida das pessoas. A necessidade de muita leitura está entre todos que propicia a obtenção de informações em relação a qualquer contexto e área do conhecimento, assim como, pode constituir-se em fonte de entretenimento. Para uns, atividade prazerosa, para outros, um desafio a conquistar. É necessário compreender que a técnica da leitura garante um estudo eficiente, quando aplicada qualitativamente. 

Etimologicamente, ler deriva do latim “lego/legere”, que significa recolher, apanhar, escolher, captar com os olhos. Nesta reflexão, enfatizamos a leitura da palavra escrita. No entanto, entendemos, com Luckesi (2003, p. 119) que “[...] a leitura, para atender o seu pleno sentido e significado, deve, intencionalmente, referir-se à realidade. Caso contrário, ela será um processo mecânico de decodificação de símbolos”. Logo, todo o ser humano é capaz de ler e lê efetivamente. 

É necessário destacar que a leitura é muito importante, pois amplia e integra conhecimentos, abrindo cada vez mais os horizontes do saber, enriquecendo o vocabulário e a facilidade de comunicação, disciplinando a mente e alargando a consciência. Investigações atestam que o sucesso nas carreiras e atividades na atualidade, relaciona-se, estreitamente, com o hábito da leitura proveitosa, pois além de aprofundar estudos, possibilita a aquisição dos conhecimentos produzidos e sistematizados historicamente pela humanidade.

O objetivo maior ao proceder à leitura de uma determinada obra consiste em aprender, entender e reter o que está lendo. Portanto, inquestionavelmente, a leitura é uma prática que requer aprendizagem e é uma atividade ainda pouco desenvolvida. Neste particular, Salomon (2004, p. 54) enfatiza que “a leitura não é simplesmente o ato de ler. É uma questão de hábito ou aprendizagem [...]”. Além do incentivo e a promoção de espaços permanentes de leitura é preciso criar o prazer para este ofício.

O prazer advindo da leitura não se conquista num passe de mágica, espontaneamente. Requer opção, atitudes coerentes e pertinentes ao objetivo proposto. Não importa tanto o quanto se lê, mas como se lê. A leitura requer atenção, intenção, reflexão, espírito crítico, análise e síntese; o que possibilita desenvolver a capacidade de pensar.
Sem dúvida, é preciso saber ler, ler muito e ler bem. Considerando apropriações de estudos realizados com o intuito em aperfeiçoar o hábito de leitura, apresentamos aqui alguns aspectos e/ou habilidades que julgamos necessários para esta prática:

1º - Ler com objetivo determinado, isto é, ter uma finalidade. Saber por que se está lendo.

2° - Ler unidades de pensamento e não palavras por palavras. Relacionar ideias.

3º - Ajustar o ritmo da leitura ao assunto, tema e/ou texto que está lendo.

4º - Avaliar o que se está lendo, identificando a ideia central e seus fundamentos.

5º - Aprimorar o vocabulário esclarecendo termos e palavras “novas”. 
O dicionário é um recurso significativo. Palavras-chave, analisadas no contexto do próprio assunto em que são usadas, facilita a compreensão.

6º - Adotar habilidades para conhecer o livro, isto é, indagar do que se trata determinada obra.

7º - Saber quando é conveniente ou não interromper uma leitura, bem como quando retomá-la.

8º - Discutir com colegas o que lê, centrando-se no valor objetivo do texto, visto que o diálogo é a condição necessária para a indagação, para a intercomunicação, para a troca de saberes.

9º - Adquirir livros que são fundamentais (clássicos), zelando por uma biblioteca particular, assim como, frequentar espaços e ambientes que contenham acervo literário, por exemplo, bibliotecas.

10º - Ler assuntos vários. Não estar condicionado a ler sempre a mesma espécie de assunto.

11º - Ler muito e sempre que possível.

12º - Considerar a leitura como uma atividade de vida, não desenvolvendo resistências ao hábito de ler.

É fundamental compreender que, na formação de cada cidadão bem como de um povo, a leitura é de máxima importância, representando um papel essencial, pois se revela como uma das vias no processo de construção do conhecimento, como fonte de informação e formação cultural.

O ato de ler é um exercício de indagação, de reflexão crítica, de entendimento, de captação de símbolos e sinais, de mensagens, de conteúdo, de informações... É um exercício de intercâmbio, uma vez que possibilita relações intelectuais e potencializa outras. Permite-nos a formação dos nossos próprios conceitos, explicações e entendimentos sobre realidades, elementos e/ou fenômenos com os quais nos defrontamos.

Atenciosamente;

 Prof(a). Lena e Prof(a). Sônia